terça-feira, 17 de dezembro de 2013

4ºC - A horta na Escola

Na turma 4º C o projeto «A horta na escola» desenvolve-se semanalmente, às sextas-feiras, das 12h15m às 13h15m. É este o horário estipulado para a oferta complementar, embora as visitas sejam mais frequentes, nas horas dos intervalos, pois a manutenção da horta exige cuidados frequentes. A ajuda dos encarregados de educação tem sido fundamental, sem eles o terreno não estaria em condições para receber as espécies plantadas.

Para este primeiro período escolhemos plantas próprias da época, que pudessem ser semeadas em dezembro, altura em que todas as condições estiveram reunidas para o arranque deste projeto.
Todas as atividades desenvolvidas têm como objetivo levar os alunos a questionarem e a procurarem respostas através das suas próprias pesquisas e observações.

Os objetivos de aprendizagem não se centram apenas na educação ambiental ou na promoção da alimentação saudável, os alunos trabalharão também as áreas curriculares disciplinares como a Matemática, o Português e o Estudo do Meio. Através de pesquisas sobre as culturas plantadas, da escrita de textos e apresentação de trabalhos, estarão a trabalhar em simultâneo o Português e o Estudo do Meio. No que diz respeito à Matemática, têm sido desenvolvidas atividades com situações problemáticas onde os alunos têm que aplicar as noções de medidas de comprimento, de área e de perímetro, conteúdos bastante trabalhados no 4º ano. Tem sido bastante proveitoso partir de situações reais, como é o caso do tamanho do espaço que nos foi atribuído, para daí os alunos conseguirem resolver e formular novas situações problemáticas. Serão também trabalhados os valores nutricionais de cada planta cultivada e respetivos efeitos benéficos para a saúde. Todas as espécies plantadas serão consumidas na cantina escolar, esta medida tem como principal objetivo incentivar a inclusão de legumes na dieta alimentar dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário