Objectivos
A instalação da horta da Turma do
3º D é um projeto que está a ser desenvolvido pelos alunos, com a colaboração
dos pais e da professora Isabel Baptista.
No presente ano optou-se por
adotar como desafio a aplicação dos princípios da agricultura biológica aliados
à permacultura.
Assim é importante antes de mais
clarificar estes dois conceitos e as regras pelas quais se regem.
O desenho da horta, com a sua
espiral e onda, sobrelevadas, a bordadura de arbustos, tem como principais
objetivos:
1. Espiral: A
melhoria contínua através do conhecimento e a sustentabilidade;
2. Onda: os elementos naturais que nos
rodeiam e interagem connosco, relembrando-nos que partilhamos o mesmo planeta;
3. Bordadura de arbustos: pretende servir de polo de atração
para insetos nectaríferos e poliníferos, além dos seus predadores naturais,
como é o caso das joaninhas. Estas são muito importantes para controlarem de
forma natural as principais pragas provocadas por insetos prejudiciais, como
pulgões.
Visita de estudo inicial
Para os meninos compreenderem
melhor os objetivos que se pretendem alcançar com este projeto, realizou-se uma
visita de estudo à Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento,
situada no Monte da Caparica, no concelho de Almada. Esta escola profissional,
desenvolveu um projeto similar na sua horta, com os alunos. Desta forma
solicitou-se ao coordenador do curso de Técnico de Gestão de Ambiente (TGA),
engº Carlos Costa, uma abordagem aos princípios que regeram esse projeto, além
de pequenas atividades para os meninos se inteirarem dos conceitos da
permacultura e da agricultura biológica. A visita foi dinamizada pelos alunos
do curso TGA.
Os meninos tiveram oportunidade
de visitar a horta, de efetuarem sementeiras de espécies comestíveis, de
regarem e mondarem.
Os meninos tiveram ainda
oportunidade de conhecerem o tanque da escola que foi naturalizado, a fim de
sustentar uma comunidade palustre de água doce (equivalente a um pequeno charco
com água permanente).
A Horta
Como princípio da utilização dos
materiais naturais no processo de reciclagem e futura fonte de nutrientes para
as novas plantas da horta, aproveitou-se a matéria orgânica proveniente da
limpeza inicial das hortas (folhas, ervas, pequenos ramos e troncos além de
conchas que tinham sido utilizadas em anos anteriores, como elementos
decorativos e que se encontravam partidas), aproveitou-se ainda o material dos
compositores existentes. Neste caso foi possível recolher algumas minhocas que
também foram utlizadas nas “camas” da espiral e da onda.
As minhocas são extremamente
importantes no arejamento do solo, além de maximizarem a degradação da matéria
orgânica, disponibilizando-a mais rapidamente para as plantas.
Foi ainda aplicado adubo natural
(estrume de ovelha) e para a plantação dos arbustos irá ser utilizado adubo de
cavalo.
Na espiral serão plantadas as
espécies aromáticas e medicinais, como a menta-chocolate, o poejo, os tomilhos,
as alfazemas e os alecrins, entre outras espécies que resultaram das sementeiras
realizadas pelos meninos na visita de estudo.
A onda servirá para as restantes
culturas que se considerarem interessantes, como cenouras, couves, alfaces,
etc.
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