terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A horta do 3º D - Vamos explorar a Permacultura!


Objectivos

A instalação da horta da Turma do 3º D é um projeto que está a ser desenvolvido pelos alunos, com a colaboração dos pais e da professora Isabel Baptista.
No presente ano optou-se por adotar como desafio a aplicação dos princípios da agricultura biológica aliados à permacultura.

Assim é importante antes de mais clarificar estes dois conceitos e as regras pelas quais se regem.


A horta e o seu desenho
O desenho da horta, com a sua espiral e onda, sobrelevadas, a bordadura de arbustos, tem como principais objetivos:
1. Espiral: A melhoria contínua através do conhecimento e a sustentabilidade;
2. Onda: os elementos naturais que nos rodeiam e interagem connosco, relembrando-nos que partilhamos o mesmo planeta;
3. Bordadura de arbustos: pretende servir de polo de atração para insetos nectaríferos e poliníferos, além dos seus predadores naturais, como é o caso das joaninhas. Estas são muito importantes para controlarem de forma natural as principais pragas provocadas por insetos prejudiciais, como pulgões.


Visita de estudo inicial
 Para os meninos compreenderem melhor os objetivos que se pretendem alcançar com este projeto, realizou-se uma visita de estudo à Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, situada no Monte da Caparica, no concelho de Almada. Esta escola profissional, desenvolveu um projeto similar na sua horta, com os alunos. Desta forma solicitou-se ao coordenador do curso de Técnico de Gestão de Ambiente (TGA), engº Carlos Costa, uma abordagem aos princípios que regeram esse projeto, além de pequenas atividades para os meninos se inteirarem dos conceitos da permacultura e da agricultura biológica. A visita foi dinamizada pelos alunos do curso TGA.

Os meninos tiveram oportunidade de visitar a horta, de efetuarem sementeiras de espécies comestíveis, de regarem e mondarem.
Os meninos tiveram ainda oportunidade de conhecerem o tanque da escola que foi naturalizado, a fim de sustentar uma comunidade palustre de água doce (equivalente a um pequeno charco com água permanente).

A Horta
Como princípio da utilização dos materiais naturais no processo de reciclagem e futura fonte de nutrientes para as novas plantas da horta, aproveitou-se a matéria orgânica proveniente da limpeza inicial das hortas (folhas, ervas, pequenos ramos e troncos além de conchas que tinham sido utilizadas em anos anteriores, como elementos decorativos e que se encontravam partidas), aproveitou-se ainda o material dos compositores existentes. Neste caso foi possível recolher algumas minhocas que também foram utlizadas nas “camas” da espiral e da onda.
As minhocas são extremamente importantes no arejamento do solo, além de maximizarem a degradação da matéria orgânica, disponibilizando-a mais rapidamente para as plantas.
Foi ainda aplicado adubo natural (estrume de ovelha) e para a plantação dos arbustos irá ser utilizado adubo de cavalo.
Na espiral serão plantadas as espécies aromáticas e medicinais, como a menta-chocolate, o poejo, os tomilhos, as alfazemas e os alecrins, entre outras espécies que resultaram das sementeiras realizadas pelos meninos na visita de estudo.
A onda servirá para as restantes culturas que se considerarem interessantes, como cenouras, couves, alfaces, etc.

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